São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU nega ter cedido a pressões dos EUA

DA REUTERS

A ONU negou ontem ter cedido a pressões dos EUA ao decidir não divulgar um relatório sobre um ataque aéreo americano no Afeganistão que matou civis em uma festa de casamento em 1º de julho.
A ONU havia confirmado que uma missão visitara o local do ataque para avaliar a necessidade de auxílio humanitário e elaborado um relatório preliminar.
O porta-voz da ONU Fred Eckhard dissera que um relatório mais completo seria divulgado em Cabul ontem. Mas, ontem, ele afirmou que o documento seria enviado apenas aos governos americano e afegão, que conduzem uma investigação conjunta.
Segundo ele, a mudança de planos ocorreu porque a equipe da ONU reuniu informações "as quais não era profissionalmente qualificada para julgar", mas que poderiam "ainda assim ajudar investigadores profissionais".
"Não há nenhum sinal ou suspeita de acobertamento", disse. Funcionários do Pentágono também negaram ter feito pressões.
O relatório preliminar dizia que o ataque deixou 80 mortos e 200 feridos. O Afeganistão afirmou que 48 civis morreram e 117 ficaram feridos, e os EUA disseram que apenas cinco morreram.



Texto Anterior: Mary Robinson critica EUA e diz que gostaria de seguir em cargo da ONU
Próximo Texto: Polícia afegã aborta atentado em Cabul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.