UOL


São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Putin aceitaria chefia americana de forças da ONU

DA REUTERS

A Rússia apoiaria o envio de forças das Nações Unidas ao Iraque, mesmo que elas sejam colocadas sob comando norte-americano, disse ontem o presidente russo, Vladimir Putin, que se encontra em férias na Itália.
"Não creio que essa alternativa seja incorreta", afirmou ele, num balneário da Sardenha. Mas a solução exigiria a seu ver uma resolução específica do Conselho de Segurança da ONU.
Putin não disse se Moscou aceitaria enviar tropas para um eventual contingente de capacetes azuis. O ministro russo do Exterior, Iuri Fedotov, dissera horas antes à agência Interfax que é prematuro discutir tal hipótese.
O governo norte-americano, que por meses se opôs a tropas da ONU no Iraque, amenizou nos últimos dias sua posição e passou a sinalizar que a internacionalização da ocupação facilitaria a estabilização do país.
"Estamos em contato com os Estados Unidos e com os países europeus para encontrarmos uma saída", disse Vladimir Putin.


Texto Anterior: Iraque Ocupado: Polícia prende 19 suspeitos por atentado
Próximo Texto: Reconstrução do país gera rixa entre xiitas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.