São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer controle sobre ajuda americana

DO ENVIADO A LA PAZ

Criticado nos últimos dias por distribuir dinheiro venezuelano a prefeitos, o governo boliviano reagiu acusando os EUA de financiar a oposição a Evo Morales com verbas disfarçadas de cooperação e ameaçou proibir a continuação de programas de ajuda norte-americanos no país.
"O povo boliviano decidiu levar adiante um profundo processo de mudanças que está sendo acossado e prejudicado pelos efeitos derivados da cooperação com os Estados Unidos", disse anteontem o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, durante entrevista coletiva.
"Se a cooperação dos EUA não se ajustar à política do Estado boliviano, tem as portas abertas. Não vamos permitir um dia mais que essa forma de cooperação prejudique a nossa democracia, conspire contra o direito à liberdade de nosso povo e ofenda a dignidade nacional", continuou.
Com um relatório detalhado em mãos, Quintana afirmou que, dos US$ 120 milhões que os EUA destinam anualmente à Bolívia, 70% não passam pelo controle do Estado e se destinam a ONGs ou agências americanos que empregam ex-funcionários de governos anteriores. O ministro de Morales mostrou uma lista de 16 ex-ministros, ex-vice-ministros e outros ex-funcionários de governos de forças políticas que hoje estão em oposição a Morales.

Resposta
Também anteontem, o porta-voz do Departamento de Estado Tom Casey disse que, "em qualquer lugar do mundo, a ajuda americana não apóia agendas partidária nem respalda candidatos ou partidos".
Já o senador oposicionista Guido Guardia pediu ontem desculpas ao governo americano pelas declarações do ministro de Morales.
O partido de Guardia, Podemos, tem feito duras críticas à ajuda vinda do governo Hugo Chávez. Nos últimos dias, Morales tem realizado atos públicos para entregar cheques venezuelanos diretamente a prefeitos. Para a oposição, o formato é ilegal, já que os recursos nem sequer passam pelo Tesouro.(FM)

Texto Anterior: Disputa por capital divide base de Morales
Próximo Texto: Chávez e Uribe se encontram hoje para negociar libertação de reféns
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.