São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Relatório afirma que Bagdá não alcançou metas dos EUA

DA REDAÇÃO

Um relatório do Escritório de Supervisão do Governo dos Estados Unidos (GAO, na sigla em inglês) concluiu que Bagdá cumpriu três das 18 metas políticas e de segurança fixadas pelos EUA. A Casa Branca afirmou que o relatório, que vazou ao jornal "Washington Post", "não ajudou", pois os parâmetros de sucesso eram muito altos, e era quase certo que fossem encontradas falhas.
O porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, enfatizou que o relatório era um rascunho que via tudo "em preto e branco", em vez de considerar algumas áreas "cinzas" de progresso. O relatório também questiona se houve discordância dentro do governo americano em relação aos resultados do aumento das tropas dos EUA no Iraque, em fevereiro deste ano.
Na quarta-feira, o Pentágono revelou que armas distribuídas às forças de segurança do Iraque foram achadas na Turquia, segundo o diário "New York Times". As armas teriam sido usadas em crimes e recuperadas por autoridades turcas.
A descoberta aumentou o receio de que o controle sobre as armas enviadas ao Iraque é inadequado. O Pentágono, que enviou um inspetor-geral ao Iraque, diz não ter evidências de que forças iraquianas ou autoridades curdas estariam repassando as armas a separatistas curdos, como alegam as autoridades turcas.


Com "Financial Times" e "New York Times"

Texto Anterior: Chávez e Uribe se encontram hoje para negociar libertação de reféns
Próximo Texto: Virginia Tech: Documento critica inação de universidade em massacre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.