UOL


São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cautela ajuda a driblar as baixas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dada a dimensão das perdas com furtos, os lojistas partiram para o contra-ataque. Para prevenir o crime, 74% dos varejistas adotaram maior rigor no recrutamento e na seleção de novos funcionários, e 35% deles dizem que irão adotar outras políticas de prevenção contra os danos.
Os lojistas consideram furtos internos piores que os externos, em geral, por comprometerem a relação patrão-empregado. A empresária Stella Fernandes, 29, que teve problemas de desvio de mercadorias em sua loja, optou pela via rápida: demissão. "Perdemos a confiança nos empregados."
Já para conter furtos externos, a Riachuelo decidiu contar com seus funcionários e estimulá-los. "Propomos metas aos vendedores, e a equipe que chegar mais perto do ideal ganha produtos da loja. Têm dado resultados positivos", conta o gerente de auditoria da rede, Edson Domingos.
Fernandes não trabalha com incentivos, mas usa os próprios vendedores para fazer a segurança. "Todos estão atentos no entra-e-sai dos clientes". Além disso, ela mantém um segurança particular e um funcionário que lacra as sacolas de quem entra.
Outra forma de evitar perdas é reciclar embalagens danificadas. "Antes trocávamos tudo que estava rasgado ou aberto, mesmo se o produto estivesse em boas condições", afirma o gerente-geral da Armarinhos Fernando, Márcio Gavranic, 38. Hoje, há uma máquina de embalar em cada filial.
A informatização do estoque foi citada pelos entrevistados como essencial contra as baixas. A organização do depósito também é considerada indispensável na conservação da mercadoria.



Texto Anterior: Gestão: Varejo perde até 2% do que fatura
Próximo Texto: Mercado: Setor de beleza investe em "delivery"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.