São Paulo, domingo, 03 de novembro de 2002


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Protecionismo é ameaça, diz professor do MIT

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As empresas brasileiras correm riscos de não sobreviver se o presidente eleito, Luiz Inácio Lu- la da Silva, adotar medidas pro- tecionistas. A opinião é do con- sultor e professor do MIT (Ins- tituto deTecnologia de Massachusetts) Michael Hammer.
"Políticas como protecionismo, manutenção de empresas sob o comando do Estado e um setor público inchado são coisas com as quais não se pode sobreviver no mundo globalizado", afirma.
Além disso, o especialista aler- ta para o fato de que as companhias brasileiras ainda podem sofrer com a falta de clareza so- bre as práticas a serem adota- das pelo novo governo.
Para isso não acontecer, Hammer diz que Lula tem de dissipar as incertezas. "Quando os investidores não estão seguros do que os governantes farão, eles não investem, e a economia desaquece."
Mas o consultor ressalva que, com o fim do processo eleitoral, a situação econômica brasileira tende a melhorar em decorrência da definição das novas políticas.
O especialista também destaca as mudanças por que passou o discurso do presidente eleito e acrescenta que medidas como o fechamento do mercado nacional dificilmente seriam adotadas.

Economia exportadora
Na opinião de Hammer, a transformação do Brasil em economia essencialmente exportadora é o único caminho seguro para assegurar a sobrevivência de empresas nacionais, particularmente a de pequenas e médias.
Para ele, como o mercado brasileiro não é mais suficiente, o melhor exemplo a ser seguido é o de países asiáticos como Coréia, Cingapura e Taiwan.
O professor do MIT afirma que, para aumentar suas vendas externas, as companhias do país deveriam utilizar-se de diferenciais como a desvalorização do real e a mão-de-obra abundante para ampliar sua presença no mercado mundial. "O Brasil também tem vantagens, como uma população numerosa e capacitada, além de recursos naturais. O que precisa fazer é aplicar esses recursos o mais eficientemente possível."
Hammer, cuja empresa de consultoria tem entre seus clientes o governo dos Estados Unidos, participará da ExpoManagement 2002 nesta quarta-feira, por meio de videoconferência. O evento (www.hsm.com.br) está marcado para quarta, quinta e sexta-feira, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. (GISELE MORAES)


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