São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GESTÃO

Mortalidade ainda é alta, mas caiu de 71% para 60% a taxa de pequenas que fecham com essa idade

Menos empresas quebram com até 5 anos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As portas das pequenas empresas continuam fechando cedo, mas há um cheiro de "melhoria" no ar. De acordo com pesquisa do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) sobre a mortalidade das firmas, 30% encerram as atividades no mesmo ano em que foram abertas, a mesma porcentagem apontada por estudo de 2001. A novidade é que 60% devem fechar até o quinto ano de atividade. Em 2001, eram 71%.
Marco Aurélio Bedê, gerente de pesquisas, explica essa diminuição como um esforço dos pequenos em se tornarem competitivos. "No entanto, o número ainda é muito elevado. Em um contexto de muita concorrência e de mercado consumidor retraído, e com o peso dos impostos, é preciso compensar dificuldades com um melhor planejamento", aponta.
A pesquisa, que está na terceira edição, foi feita com 1.700 empresas abertas no período de 1997 a 2001, em 30 municípios paulistas.
O estudo mostrou que, em 76% dos casos de fechamento, os proprietários afirmaram que perderam tudo ou parte dos recursos investidos com o encerramento do negócio, sendo que 63% perderam até R$ 15 mil. Com isso, 50% disseram que tiveram sua situação financeira piorada.
As causas para o fechamento das pequenas são uma conjunção de fatores, avalia Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP. "Uma combinação de deficiências no planejamento vindas desde a abertura, com falta de gestão de negócios, políticas públicas insuficientes e conjuntura econômica [ruim]."



Texto Anterior: Os oito princípios da extensão
Próximo Texto: Administração criativa ainda é rara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.