São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004


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FRANCHISING

Ação de marketing bem planejada vai além da fidelização

Cliente feliz chama mais investidores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nas grandes redes de franquias, conquistar o cliente final tem sempre objetivo duplo: além de potencializar as vendas, é um jeito de atrair novos franqueados.
A estratégia é apostar em uma ação de marketing que seja capaz de sensibilizar, ao mesmo tempo, o franqueado e o consumidor. Deixar a clientela apaixonada pe- la marca é a melhor receita para ter um franqueado feliz.
Na Camarão & Cia., por exemplo, começa neste mês o programa de fidelização "Clube do Camarão". Com cadastro voluntário (informando nome, e-mail, telefone e data de nascimento), o cliente juntará pontos para ganhar pratos grátis e terá outros benefícios, como ofertas personalizadas, baseadas em seus gostos.
Para o franqueado, a principal vantagem será saber quem são seus melhores fregueses. "Ele te- rá um ranking de seus clientes. Poderá, se quiser, fazer uma ação para os 20 melhores. Também será mais fácil corrigir eventuais defeitos do negócio. Se um bom cliente diminuir a freqüência à loja, por exemplo, o franqueado poderá procurá-lo e saber o que houve", explica o gerente de marketing, Gustavo Pedrosa.
Já a 10 Pastéis aposta em produtos para o público que segue dietas. Mas pastel não engorda? A rede responde com uma versão de pastel light com 43% menos calorias e outra com 35% menos carboidratos (à base de farinha de soja), para agradar a quem segue dietas como a de Atkins. As novas receitas chegam às lojas em setembro, e a idéia é aumentar o faturamento dos franqueados.
Na China House (entrega de comida chinesa), 4 das 5 unidades servem agora também pratos da Vivenda do Camarão. Para a Vivenda, a ação é um teste do mercado de delivery, no qual entrará em cerca de 30 dias em sua franquia do Itaim, em São Paulo.
Já a China House, que já teve parceria para servir chás da rede Rei do Mate, o interesse é ampliar o mix de produtos e, com isso, engordar os lucros dos franqueados e da franqueadora. (BRUNO LIMA)


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