São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002


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CONTROLE

Plano de negócios é estratégico


Com ele, é possível estudar o mercado, monitorar as finanças e ir atrás de crédito


Todo projeto de empreendimento, hoje, passa por um plano de negócios, conhecido também como "business plan". Com ele, é possível visualizar a viabilidade da empresa, estudar o mercado, monitorar as finanças e obter crédito.
Trata-se de um documento, que pode ser feito pelo próprio empreendedor ou por uma consultoria, com as informações básicas do projeto: apresentação da empresa, estratégia, análise de mercado, instrumentos de marketing, planejamento financeiro, entre outros itens.
Veja abaixo a importância do plano de negócios para o planejamento estratégico, para as demonstrações financeiras e para a captação de recursos. Em tempo: o Sebrae dá consultoria grátis por uma hora; o preço médio cobrado em uma empresa júnior é R$ 25/hora, 10% do valor de mercado.

ANALISE A IMPORTÂNCIA

Planejamento estratégico

Ordena as idéias.
Analisa o potencial e a viabilidade do novo empreendimento.
Permite uma visão mais clara do projeto.
Auxilia na análise do mercado-alvo, traçando projeções do potencial de crescimento e da área de influência.
Ajuda na análise de clientes, fornecedores e concorrentes.
Faz com que o empreendedor reveja sempre suas idéias e descubra alternativas.

Demonstrações financeiras

Projeta vendas, faturamento e despesas.
Auxilia na análise técnico-operacional, com as demonstrações de custos, despesas, capacidades e tributação direta.
Analisa o risco e o retorno do investimento.
Traça a projeção dos demonstrativos de resultados, fluxos de caixa, capital de giro.

Captação de recursos

Serve para atrair pessoas interessadas em aplicar dinheiro no negócio, porque é por meio dele que a empresa apresenta seu projeto a investidores.
Para arrecadar verba, é usado mais para produtos ou serviços novos.



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