São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002


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LOCALIZAÇÃO

Ponto comercial instiga a compra


Planejada ou por impulso, ela tem mais resultados se o negócio estiver no local certo


Loja na rua ou no shopping? Sem levar em conta o preço do ponto, o empreendedor deve escolher a primeira opção se o produto ou serviço oferecido se encaixa na "compra planejada". Já a segunda leva vantagem na "compra por impulso".
Para o professor de MBA em varejo da Faculdade de Economia e Administração da USP João Paulo Lara de Siqueira, a compra não-planejada é aquela feita sem que a decisão tenha alguma motivação racional ou quando o consumidor leva mais itens ou itens mais caros do que havia planejado.
Na escolha do ponto, especialistas recomendam analisar quatro itens: acesso, concorrência, imóvel e público-alvo.

Acesso - Dê preferência a locais com fácil acesso por ônibus, metrô ou carro, e com vagas para estacionamento.

Concorrência - Compare seu produto ou serviço com os já existentes nas imediações, avaliando qualidade e preço. No caso de grandes centros urbanos, pondere se não é melhor estar lado a lado com a concorrência, nas chamadas "ruas temáticas".

Imóvel - Analise o estado da construção, a possibilidade de explorar a fachada, a divisão da área interna e a iluminação.

Público-alvo - Avalie se a renda média e o comportamento de compra do consumidor local estão dentro dos padrões do negócio que você quer montar.

CHECK-LIST

Acesso dos fornecedores
Área interna e externa
Atrativos do bairro
Custo do ponto (aluguel, impostos)
Influência do clima no comportamento de compras
Localização da concorrência
Restrições para sinalização externa
Risco de ter de desocupar o imóvel em tempo maior ou menor do estabelecido em contrato
Segurança
Vizinhança



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