São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oferecer serviços é alternativa barata

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para agregar valor à marca, micro e pequenos empresários que não têm muito dinheiro para investir podem usar como moeda de troca os próprios produtos ou os serviços que comercializam.
José Marco de Oliveira, 41, que emprega hoje 18 funcionários na loja de fotografia Automatika, em São Bernardo do Campo (SP), produz convites de festas da prefeitura ou eventos beneficentes gratuitamente. O material é impresso na própria loja.
Oliveira afirma que começou a investir em imagem para diferenciar seu produto do oferecido pela concorrência. Segundo ele, a estratégia deu certo. "As pessoas vêm à loja e elogiam nosso apoio a exposições e festas."
Investindo de 3% a 4% do faturamento mensal em marketing, ele participou de cinco eventos em julho e agosto deste ano. Ele ainda oferece cursos de fotografia gratuitos para a comunidade.

Receita
A proprietária do bufê Petit Comitê, Rita de Cássia Atrib, 37, começou a apoiar ações beneficentes e culturais há três anos. Em troca do serviço de bufê a preço de custo (de 30% a 60% mais barato do que o valor de mercado), ela expõe sua marca em banners e estampada nos convites das festas das quais participa.
Às vezes, porém, o investimento dá errado. "Já me arrependi algumas vezes, achei que estava apoiando uma ação social e descobri que só queriam comida mais barata", afirma. Para prevenir novos enganos, ela passou a checar a idoneidade das instituições que pleiteam o apoio.
A rede de salões de beleza Jacques Janine optou por apoiar eventos culturais para fortalecer a marca no meio artístico e entre o público de teatro, ópera e cinema.
Segundo a gerente de marketing da rede, Cláudia Dutra, o salão investe 2% do faturamento mensal em divulgação em geral, mas quase toda a verba vai para as ações institucionais.



Texto Anterior: FOLHA NEGÓCIOS
Tudo pela imagem: Patrocínio cultural valoriza marca

Próximo Texto: Área de atuação define onde investir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.