São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASSA-SE O PONTO

Estado de conservação e preço são obstáculos

"Delivery" ou canais alternativos de venda são algumas alternativas

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de ter vocação para gerir o negócio, o empresário deve escolher o lugar de forma estratégica para que consiga atingir o público desejado.
Essa fórmula, que parece óbvia, esbarra em obstáculos como o preço de aluguel e o estado de conservação do imóvel.
"A pessoa assusta quando vê o valor do aluguel de um imóvel bem localizado e acaba optando por um mais barato que está em piores condições, sem iluminação boa ou sobreloja", afirma Wlamir Bello, consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Com isso, diz o consultor, esquecem-se de que podem pagar a mais pela reforma do edifício.
Para driblar essa situação, dizem especialistas, uma alternativa é considerar outras formas de atendimento ao público, como sistema de entrega "delivery" e venda por outros canais, como internet ou telefone.
Já Chan Wook Min, do Popai, aconselha o empresário a es-tudar as opções para tentar neutralizar os impactos de um ponto com localização ruim. "Sinalizar melhor o local e ter uma iluminação especial para atrair o público são alternativas para superar os obstáculos."

Ruas conceito
Assim como existem as lojas conceito, ruas temáticas ou especializadas em algum tipo de comércio também podem ser opções para o empresário.
Segundo Adir Ribeiro, ruas como a Avanhandava, no centro, e a Oscar Freire, na zona sul, enquadram-se no rol do que considera ruas conceito.
"São locais que têm uma cara e, por isso, apresentam público cativo. O empresário deve ficar atento e verificar na prefeitura quais são as ruas que serão reformadas, os bulevares que se formarão e, se ele puder, empreender ali. É um investimento de longo prazo, mas que pode valer muito a pena", destaca.


Texto Anterior: Franchising: Caça ao ponto deve ser feita em conjunto
Próximo Texto: Pesquisa: Falta de clientes ajuda na mortalidade precoce das empresas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.