São Paulo, domingo, 14 de junho de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CESTA DE FRANQUIAS

Para inovar, franqueador aposta em flexibilização

Redes incorporam sugestões de franqueados para ganhar mercado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o amadurecimento do sistema de franquias no Brasil, um dos principais pilares vem ganhando novos contornos: o engessamento das redes.
Se antes toda e qualquer alteração era coibida, hoje boa parte das redes incentiva o envio de sugestões de inovação em produtos, serviços ou processos. Mas a comunicação tem de ser feita antes de qualquer tentativa de mudança, que deve ser aprovada pelo franqueador.
"Tem havido flexibilização. O sistema de franquias passa por uma fase de quebra de paradigmas", sinaliza a professora da FIA (Fundação Instituto de Administração) Patrícia Vance.
O engessamento, fundamental para valorizar a marca, continua, destaca Vance. Mas a abertura para as sugestões de franqueados -que estão em contato com o cliente e, por isso, atentos às movimentações do mercado- tem aumentado.
"Há interesse das duas partes em inovar. Se não fizerem isso, não evoluirão", complementa o consultor da Global Franchise Paulo Cesar Mauro.
Tânia Nahuys, diretora de franquias do Grupo Umbria, responsável pela rede Spoleto (alimentação), concorda.
Padronização de porção de salada e novos recheios de massa são sugestões de franqueados incorporadas ao dia a dia.
Segundo ela, 15% das inovações postas em prática vêm dos estabelecimentos. Depois de testadas, são avaliadas.
Nem tudo, porém, é replicado. "Um franqueado sugeriu a cobrança da concha extra de molho, a R$ 1. Após três meses, ele percebeu que o retorno era irrisório", exemplifica. (RB)


Texto Anterior: Glossário
Próximo Texto: Cobrança da taxa de publicidade e sua aplicação causam debate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.