UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herdeiro de franquia recebe cursos extras de treinamento

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nas redes de franquias, os sucessores têm o benefício de fazer cursos de treinamento antes de assumir o comando do negócio. Em grande parte dos casos, há espaço para planejar a sucessão e preparar o novo empresário.
Roberto Gonçalves Borba, 55, transferiu para o filho Iuri, 26, o comando de uma de suas três unidades franqueadas da SOS Computadores. Além das lições do pai, o novo empresário recebeu treinamento da franquia, incluído nos royalties normalmente pagos à rede. A preparação foi dada em turma de novos franqueados.
"Estou ficando velho, uma hora obrigatoriamente terei de parar. A intenção é que ele [Iuri] já entre no negócio", conta Borba.
A Golden Services, por exemplo, diz que o procedimento nas franquias de sua rede é dar um suporte operacional aos parentes dos franqueados, que recebem novo treinamento e acompanhamento. "Há grande interesse da rede em manter a loja ativa. Se o novo franqueado não tiver o perfil, disponibilizamos a venda da unidade", afirma o gerente de expansão, Fernando Guimarães.
As redes Casa do Pão de Queijo e Bon Grillê, de alimentação, Arte Cerâmica, de lojas de material de construção, e Estrutura, de lojas de moda jovem, dizem que nunca passaram pela experiência, mas que o treinamento dos familiares é coberto pelas taxas já pagas pelo franqueado e estimulado desde o ingresso nas franquias.



Texto Anterior: Família precisa se profissionalizar
Próximo Texto: Alimentos: Orgânicos semeiam novos negócios
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.