UOL


São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de apoio dificulta plano de investimento

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Apesar de ter suas vantagens, a migração de negócios para o litoral não assegura lucros. Mal planejada, pode causar prejuízos.
Com três anos de experiência com lojas e quiosques no litoral, o empresário Caito Maia, 34, da marca de óculos de sol Chilli Beans, já teve bons e maus resultados.
Os bons vieram do Guarujá e da Riviera de São Lourenço. O pior, de Maresias. "É arriscado investir no litoral norte pela falta de infra-estrutura. Não conseguimos divulgar a marca e não houve incentivo de associações."
De fato, a maioria das associações comerciais do litoral não possui números e balanços que possam direcionar a estratégia de negócios do comerciante. As prefeituras, do mesmo modo, dificilmente conseguem orientar o empresário que migra.
Embora pouco comentada, a rivalidade entre comerciantes locais e "estrangeiros" é grande nas praias, e pode ser outro empecilho.
De acordo com o presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Arthur Ramires Balut, a cidade não está totalmente de portas abertas a novos negócios.
Segundo ele, o comércio sazonal "não é bem-vindo" na região de São Sebastião, pois "prejudica os vendedores locais, que esperam muito pela boa safra do verão".
Para o presidente da associação, a competição entre os comerciantes de cidades grandes e os litorâneos é desleal. "Eles [os sazonais] trazem estruturas melhores do que as nossas", opina.


Texto Anterior: Comércio desce a serra na temporada
Próximo Texto: Bons resultados incentivam retorno
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.