São Paulo, domingo, 16 de junho de 2002


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Vender negócio ou mudar ponto tem a hora certa

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ninguém abre um negócio pensando em fechá-lo, mas sua venda não é necessariamente um mau sinal.
Marcus Ramalho, 42, já teve onze bares na Vila Olímpia (zona oeste de São Paulo) e em 2001 se desfez de quatro. "Vendi enquanto estavam em boa fase. Não dá para administrar todos."
Para Makoto Yokoo, 24, co-fundador da Endeavor Brasil, entidade de apoio a empreendedores, os mais dinâmicos e que investem em modismos devem calcular quando virá o retorno e se alguém vai querer comprar a empresa depois.
Segundo os consultores, há dois momentos para vender o negócio: quando está crescendo e gera interesse do mercado ou quando o dono percebe que é hora de sair.
Mas nem sempre vender a empresa é a melhor solução. Se a concorrência está muito acirrada ou se a clientela não aparece, outra opção pode ser a mudança de ponto.

Endeavor: 0/xx/11/3049-4467.



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