UOL


São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consórcio abre portas no exterior

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A união dos empresários do setor de equipamentos médicos e odontológicos do município de Ribeirão Preto, localizado a 319 km da cidade de São Paulo, é um exemplo bem-sucedido das vantagens que um pequeno empreendedor pode ter por estar instalado em um pólo industrial.
Um grupo de 15 empresários do setor organizou, no ano passado, um consórcio para abrir o mercado internacional aos seus produtos. Dividiram os custos de participação em uma feira de equipamentos na Alemanha e já estão fechando os primeiros contratos.
"Se estivesse sozinho, dificilmente estaria lá [na feira]", diz o empresário Jaime Zuelli Jr., 40, que espera dobrar o faturamento de sua indústria neste ano por causa das vendas externas.
Segundo o consultor Eduardo Molina, do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Ribeirão Preto, que atuou na articulação do consórcio, a união entre os empresários possibilitou também a troca de conhecimentos entre eles e a consequente melhoria na qualidade do produto.
"No início, apenas uma empresa tinha certificado ISO 9000. Agora todos têm e estão buscando o selo de qualidade da União Européia", afirma Molina, que diz não ter sido fácil sensibilizar os empresários em relação aos benefícios da união. "O trabalho levou mais de um ano."
O esforço, no entanto, parece ter sido recompensado. "Somos concorrentes aqui dentro. Para o mercado externo, somos parceiros", declara Zuelli.



Texto Anterior: O mapa da mina: Interior revela "união que faz a força"
Próximo Texto: Obstáculos conduzem à cooperação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.