São Paulo, domingo, 24 de junho de 2007


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ENTREVISTA: NEIL RACKHAM

"Estudos mostram que o instrumento motivacional mais importante em transações complexas é o supervisor de vendas. Passamos muito tempo treinando vendedores quando deveríamos treinar gerentes"

Vendedor deve mirar o cliente moderno

Especialista sugere dividir clientela em segmentos

RAQUEL BOCATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O produto é um dos itens menos importantes para uma venda. O sucesso do varejo, explica o consultor norte-americano Neil Rackham, está no processo de conhecer o consumidor.
"O novo papel do vendedor é criar valor para resolver problemas de clientes", declara. Rackham, que conduziu uma pesquisa sobre sucesso e efetividade em vendas com 35 mil pedidos em mais de 20 países, diz que só saber sobre produtos "não é o que o cliente quer".
Em entrevista à Folha, Rackham, que veio ao Brasil para o evento "Reinventing Sales Management", da HSM, fala sobre capacitação, recrutamento e estratégias de motivação de vendedores.

 

FOLHA - O sr. diz que há três tipos de cliente. Quem são eles e como distingui-los?
NEIL RACKHAM -
O primeiro, o mais fácil de distinguir -mas não o mais fácil de lidar-, é o corporativo. São grandes companhias, sempre em busca de relacionamentos profundos. Já os demais tipos -os transacionais e os consultivos- são difíceis de ser caracterizados. Os transacionais não querem um vendedor. Sabem o que procuram e estão interessados na maneira mais barata e conveniente de conseguir isso.
Muitos vendedores investem um tempo enorme neles, mas não os mudarão, não farão com que comprem ou paguem mais. Os melhores vendedores gastam seu tempo com clientes nos quais eles podem produzir impacto, o consultivo. O que eles buscam é ajuda e conselho.

FOLHA - Como deve ser o processo de recrutamento dos vendedores?
RACKHAM -
Se a empresa tem mais vendas consultivas, de resolução de problemas complexos, devem-se buscar pessoas criativas, experientes e capazes de solucionar problemas. Se o negócio é mais transacional, os vendedores devem ser jovens e de baixo custo. Muitas empresas não estão mais contratando vendedores transacionais. Em vez deles, recorrem a vendas a distância.

FOLHA - E o mercado brasileiro?
RACKHAM -
Aqui, o mercado é um pouco diferente, pois a economia está se movendo rapidamente neste momento. Mesmo assim, é bom observar o que acontece nos Estados Unidos como um guia do que ocorrerá no Brasil no futuro. Lá, os consumidores estão ficando impacientes, eles não querem ver vendedores.
Por causa disso, muitas organizações usam a venda pessoal só quando há consumidores consultivos, que pagarão por ajuda e conselho. De outra forma, usam a internet e a televenda como os principais canais. Em até cinco anos, esses canais estarão fortes no Brasil.

FOLHA - Isso tende a ocorrer com empresas pequenas?
RACKHAM -
Sim, se quiserem crescer rapidamente.

FOLHA - O sr. diz que mais da metade dos vendedores falham. Por quê?
RACKHAM -
O mundo tem mudado -mas eles não. Antes, vendedores iam até os clientes para falar sobre os produtos. O consumidor não tinha opção a não ser ouvir esses "folhetos falantes" para informar-se. Agora, o consumidor vai para a internet e, em cinco minutos, vê seis opções [de itens]. O novo papel do vendedor é criar valor para resolver problemas de clientes. Muitos vendedores sabem apenas como falar sobre produtos.

FOLHA - Como o empreendedor pode motivar os vendedores?
RACKHAM -
É importante usar as ferramentas certas. Se você está gerenciando uma equipe que faz muitas pequenas vendas transacionais, a melhor maneira de motivá-los é pagá-los para que façam muitos atendimentos por dia.
Mas isso não funciona em vendas consultivas. Em uma venda maior e mais complexa venda, o vendedor tem que trabalhar por um ano ou mais para fechá-la. Energia e pressão sobre o cliente não funcionam bem.
Estudos mostram que o instrumento motivacional mais importante em vendas complexas é o supervisor de vendas. Passamos muito tempo treinando vendedores quando deveríamos treinar gerentes.

FOLHA - Quais deveriam ser as principais habilidades do gerente?
RACKHAM -
Ele tem de ser apto a fazer três coisas: instruir o subordinado a planejar, ser bom vendedor e sempre olhar do ponto de vista do consumidor.


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