UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade tem normas próprias por segmento

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Diferentemente dos selos de responsabilidade social, obtidos em entidades filantrópicas, os certificados de "qualidade comprovada" são concedidos por associações de classe ou de determinados setores econômicos.
Entre os mais populares, estão os da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic), do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), do Instituto de Qualidade do Brinquedo, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e outros.
Cada entidade tem normas próprias para a concessão de certificados, mas, em geral, basta que uma auditoria periódica aprove o produto testado. Esse tipo de selo também costuma sair mais barato para o investidor, embora não reverta ganhos à sociedade.
Mesmo depois de conseguir a "tarja", não dá para relaxar. Se a qualidade do produto decair ou se queixas forem registradas por consumidores, a certificação pode ser cassada na mesma hora.

Texto Anterior: Marketing: Selo traz diferencial à concorrência
Próximo Texto: Serviços usam "certidão social"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.