São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instalação em shoppings de minifranquias pode ser um problema

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem estiver disposto a montar um quiosque deve se preparar para possíveis dificuldades na instalação.
O tempo de contrato do aluguel de um espaço nos shoppings é menor que o das lojas, e o metro quadrado costuma ser mais caro.
Lojistas de shoppings reclamam de que quiosques, por ficarem nos corredores, são concorrentes "desleais".
A reclamação inibe a abertura de um número maior de unidades nesses locais. "Enquanto não houver uma política clara dos shoppings, não vamos dar prioridade para esse negócio", afirma o gerente de franchising da rede O Boticário, Sérgio Barbi.
Ele diz que, além do curto prazo dos contratos, entre um mês e um ano (nas lojas o período geralmente é de cinco anos), não existe uma garantia de renovação. E ainda há o risco de uma mudança de local do quiosque imposta pelo shopping.
"Não fosse esse problema, a expansão desse formato seria mais significativa porque o negócio é rentável."
Recentemente, um franqueado da rede Fran's Café sentiu o problema: não teve o seu contrato renovado por um shopping paulistano.
A marca tem hoje só um quiosque, no shopping Ibirapuera (zona sul), e mais 61 lojas. "As unidades 24 horas ainda são nosso foco", diz o gerente de marketing e franchising, Sérgio Freire.
Segundo Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, como os quiosques têm locação temporária, a política para a sua instalação depende da disponibilidade e da administração de cada shopping center.



Texto Anterior: Custo reduzido impulsiona quiosque
Próximo Texto: Lucro depende de ponto estratégico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.