São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002


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Lucro depende de ponto estratégico

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A maior visibilidade dos produtos e a flexibilidade dos contratos de locação são vistas por alguns como um dos principais atrativos das franquias de menor porte.
Donos de uma joalheria em um shopping até o final do ano passado, Carlos Eduardo Alves e sua mulher, Célia Ribeiro, abriram um quiosque da franquia italiana de jóias e acessórios Nomination em outro shopping, o Morumbi, e não querem mais saber de loja.
"Agora só quero trabalhar com quiosques. No mínimo seis", afirma Alves. Desde maio, já abriu outros dois (nas cidades de Ribeirão Preto e Campos do Jordão, em SP).
Para ele, "é uma opção mais interessante e flexível" que as lojas em shoppings porque a administração não costuma exigir, por exemplo, informações sobre faturamento e o pagamento de taxas para o fundo de promoção.
No Brasil desde 1997, a Nomination escolheu testar a aceitação da marca inicialmente com os quiosques, versão que acabou sendo mais aceita entre os investidores, conta o master-franqueado para a América do Sul, Adriano Bartali.

Negócios reunidos
Segundo o consultor de franchising André Nudelman, da Innovation Consulting, os quiosques têm a vantagem de ser instalados em locais privilegiados e de contar com tráfego maior de clientes que o das lojas. "Nos quiosques, o consumidor já está dentro do negócio, facilitando o consumo."
A opção de ter uma versão menor de loja dentro do próprio negócio já montado também é uma alternativa que vem crescendo.
Roberto César Issa, dono de um posto de combustível na avenida Henrique Schaumann, na zona oeste de São Paulo, reformulou todo o empreendimento e montou uma franquia da Casa do Pão de Queijo, no ano passado, e também um quiosque das Livrarias Nobel, em fevereiro deste ano. "Com as lojas, o faturamento cresceu cerca de 30%", conta.
Johnnie Fernandes Baptista, 67, franqueado da The Nutty Bavarian no shopping Center Norte, optou pelo quiosque após a falência de sua indústria, que chegou a ter 90 empregados. Hoje tem dois na franquia. "Não dá para ficar rico. Mas há a vantagem de ser um negócio simples de administrar."


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