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São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003


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GESTÃO

47% das pequenas firmas são informatizadas, e 54% dos empreendedores usam internet, diz estudo

Pequeno se aproxima da tecnologia

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos dois anos, o uso de computares cresceu 12% nas micro, pequenas e médias empresas de São Paulo, passando de 42% a 47%, segundo estudo do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgado no dia 18, durante a Comdex (feira de tecnologia).
A pesquisa foi realizada entre setembro de 2002 e fevereiro de 2003 e abordou 1.163 firmas. De acordo com os dados obtidos, o tamanho continua sendo determinante na informatização: o percentual de "conectadas" chegou a 81% entre as empresas de pequeno porte e se limitou a 40% das microempresas.
No que diz respeito às aplicações das máquinas, 81% das firmas entrevistadas usam-nas para cadastrar clientes, 56% para gerenciar estoques, 51% para controlar salários e pagamentos, 48% para automatizar processos e 36% para emitir notas fiscais.
Uma curiosidade revelada pelo estudo do Sebrae-SP é que o percentual de empresários que acessam a internet chega a 54%, superando os 47% de empresas informatizadas. Isso acontece porque os empresários se conectam à rede em casa, na casa de amigos, em cibercafés e em outros pontos de acesso. Pesquisam sobre negócios, preços e fornecedores, constroem sites de divulgação, compram mercadorias e vendem produtos e serviços, por exemplo.

Inclusão
A fim de estimular micro, pequenas e médias a usar tecnologia como ferramenta facilitadora dos processos de gestão, a Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) vem promovendo no país eventos focados na inclusão digital desse público.
A meta do seminário -trazido a São Paulo na última sexta-feira e que já "visitou" cidades como Rio de Janeiro, Campinas e Mogi das Cruzes- é alavancar a discussão sobre políticas públicas e ações empresariais e do terceiro setor que possam disseminar o uso do computador nesse universo.
"Estamos vivenciando uma modificação no mercado fornecedor de tecnologia, que agora foca no pequeno empresário. Está aprendendo a adaptar seu discurso e sua estratégia de marketing para se aproximar desse nicho", comenta Sid Torquato, 40, diretor executivo da Camara-e.net.
Correspondendo à "investida", o pequeno empreendedor tem buscado mais os recursos tecnológicos. Ainda assim, o quadro atual está longe de ser o ideal, na opinião de Torquato. "Mais de 62% das informatizadas usam equipamentos ultrapassados."
Na esteira da utilização da internet, uma parceria entre iG e Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) lançará, no dia 4 de setembro, o IJ (www.ij.com.br), portal com facilidades para as pequenas.
E um projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado está delineando os Ceps (ambientes virtuais de fomento à capacitação e à produção), que apoiarão pólos de negócios. A idéia é que sejam acessados dos infocentros públicos do projeto Acessa São Paulo (www.acessasaopaulo.sp. gov.br). (TATIANA DINIZ)


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