São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ioga pode ajudar no alívio da tensão de voo

Por JOHN HANC
Steve Boerema tem 45 anos, vive em St. Augustine Beach, Flórida e viaja em média 150 dias por ano, a maior parte deles no exterior, como consultor da indústria de barcos de lazer. Ele também faz ioga há quatro anos. Essa prática tornou-se uma parte essencial da sua vida e de suas viagens de negócios.
"Todos que estamos 'na estrada' sofremos algum tipo de culpa por estarmos longe de nossas famílias", disse Boerema, que é casado e tem dois filhos. "A ioga realmente acalmou minha cabeça, me ajudou a pensar sobre as coisas que eu não podia controlar."
Depois há os benefícios físicos. "Se você passa horas sentado em um avião, os flexores dos quadris, os tendões dos joelhos e outros músculos encurtam, e sabemos que isso pode causar problemas nas costas", disse Michele Olson, fisiologista de exercícios da Universidade Auburn em Montgomery, Alabama. "Como a ioga envolve muitos movimentos e posições que alongam esses músculos, pode ser muito benéfica no combate à rigidez das juntas do quadril e evitar problemas nas costas."
A professora de ioga Beryl Bender Birch sugeriu esta sequência de três alongamentos para viajantes:

SENTADO, FLEXÃO DO TRONCO (alivia a tensão no pescoço, no quadril e na coluna lombar)
Inspire e estenda os braços para a frente. Dobre as mãos e entrelace seus dedos, então expire e estenda os braços para cima. Com os dedos cruzados, vire as palmas das mãos para cima. Arqueie as costas para trás, empurrando as costelas para fora e as nádegas para a frente, enrijeça o abdome, estenda as pernas e faça pontas com os pés. Sinta as canelas se estenderem enquanto aponta os dedos dos pés. Olhe para cima e para trás. Respire profundamente três vezes com a boca fechada. Então inspire e libere todo o alongamento ao expirar. Repita.

ALONGAMENTO DAS COSTAS, SENTADO (alonga a parte traseira do corpo)
Segure os joelhos com as mãos. Ao expirar, puxe os joelhos, dobre o corpo para a frente, enrolando a coluna e empurrando as costas contra o dorso do assento. Dobre a cabeça para a frente e pressione o queixo contra o peito. Levante os ombros para perto das orelhas e faça um círculo para a frente, enrijeça o abdome, empurre os calcanhares contra a parte inferior do assento e levante os artelhos. Sinta o alongamento dos ombros até os pés. Repita.

TORÇÃO DA COLUNA, SENTADO (alonga e reforça as laterais do corpo)
Coloque o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo na posição de perna cruzada. Inspire profundamente e segure o joelho direito com a mão esquerda. Incline-se ligeiramente para a frente e segure com a mão direita o apoio para o braço à sua direita, depois inspire profundamente e torça o corpo até onde conseguir para a direita. Inspire e quando expirar puxe o joelho com a mão esquerda e estenda o braço direito para cima. Empurre o ombro direito para trás e olhe para trás sobre o ombro direito. Contraia o abdome e faça três respirações bem profundas, com a boca fechada. Repita.


Texto Anterior: De volta à estrada, mas com orçamento curto
Próximo Texto: Dicas de como fazer as malas, por quem ganha a vida viajando

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.