São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2010

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Dicas de como fazer as malas, por quem ganha a vida viajando

Por CHRISTINE NEGRONI
Agora que quase todas as empresas aéreas cobram taxas de bagagem, viajantes têm motivação para fazer as malas do modo mais eficiente possível. E quem sabe mais sobre isso do que os tripulantes de aviões comerciais? Em entrevistas com uma dúzia de comissários de bordo e pilotos, um tema emergiu: para reduzir a carga e dispor de tudo que precisará quando chegar ao destino, pense estrategicamente.
Seu destino e o que fará quando chegar devem orientar a preparação da bagagem, mas o mais importante é saber o que é essencial.
"Tento levar tudo de que vou precisar para sobreviver", disse Leigh Johnson, piloto aposentado da American Airlines. Para ele, a possibilidade de lavar camisas e roupas de baixo é importante, e por isso leva sabão de roupas. E, já que muitas vezes chega ao aeroporto para um voo antes que os restaurantes abram, leva comida.
"Não quero perder a hora que tenho antes do voo procurando onde comer", disse, explicando que sela bananas, pão e vidros de azeite em sacos plásticos, e os guarda dentro dos sapatos que leva na mala.
Para aproveitar melhor o espaço de suas malas, muitos comissários de bordo enrolam as roupas, em vez de dobrá-las. Nerea Gomez-Cambronero, comissária de bordo da Air Europa, de Majorca, Espanha, ensina a amigos e parentes como fazer as malas com roupas enroladas.
"A dica de enrolar as roupas é a base da minha empresa", diz Don Chernoff, engenheiro e viajante frequente, cujo siteskyroll.com oferece uma linha de bagagens que encoraja enrolar as roupas. "Isso permite uso mais eficiente do espaço."
Terreno e clima criam os maiores desafios para definir o que colocar na mala. Jay Abramson, piloto da Continental Airlirnes, evita levar roupas pesadas mesmo no inverno. "Uma camiseta térmica e roupas de baixo longas permitem que você use só um suéter ou uma jaqueta com forro de lã em clima de até menos seis graus", diz. Se a comissária de bordo Sara Keagle não consegue se ajeitar apenas com o casaco fornecido pela companhia aérea, leva diversos suéteres leves, que usa uns por cima dos outros quando necessário.
Fred Arenas, piloto executivo, viaja com apenas um par de sapatos, os que leva nos pés. Se você precisa de mais, siga o conselho de Heather Poole, comissária de bordo de Los Angeles. Selecione os sapatos, e depois coordene suas roupas em torno deles. Três pares devem ser o máximo, diz. "Sapatos ocupam espaço demais". Johnson, que gosta de caminhadas, pilota com suas botas de hiking, em vez de colocá-las na mala.
Leve peças coordenadas em termos de cores que possam ser combinadas de diferentes maneiras. Keagle diz que leva algumas peças como calças pretas que não amassam e blusas pretas, acompanhadas por acessórios pequenos como echarpes e joias.
Gomez-Cambronero faz o mesmo. "Sempre levo as mesmas roupas, porque costumo sair com pessoas diferentes e elas não sabem o que eu estava usando da última vez", diz.
Embora decidir entre o que é essencial e os extras seja pessoal, Chernoff tem um conselho universal: "Pense bem sobre o que está fazendo", recomenda. "Reduza o que pretende colocar na mala. E, quando tiver concluído o processo, volte a pensar e reduza outra vez".


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