São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

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LENTE

Busca por par perfeito se profissionaliza na web

A garota vê o rapaz. A garota deixa um cartão. O rapaz procura a garota na web. Os dois se encontram. Não saem faíscas. Próximo.
Bem-vindo à próxima geração do namoro on-line, em que um cartão com um código, sistemas de rastreamento por satélite e um fórum de ideias para encontros oferecem novas promessas para solteiros.
Lori Cheek, 37, usou esse método recentemente. Ela estava caminhando por Manhattan quando avistou um belo rapaz almoçando com amigos. Ela tirou seu pequeno cartão preto.
"Coloquei-o no meio das batatas fritas dele e continuei andando", ela disse ao "New York Times". O cartão dizia: "Olhe para cima. Você pode estar perdendo algo". Embaixo, em letras menores, estava escrito: "Encontre-me", um código e o endereço de um novo site para solteiros na web.
Esses novos participantes do jogo da paquera dizem que é melhor que os grandes sites como Match.com e eHarmony.com porque é mais rápido e permite que as pessoas se aproximem daquelas por quem são atraídas instantaneamente. O mundo é seu banco de namorados.
"É quase como fazer compras on-line", disse Cheek, "mas você está escolhendo na vida real". Quando se combina um encontro, o que fazer na primeira vez? Novamente, os solteiros podem recorrer à web para ideias, relatou o "Times". O site HowAboutWe.com é um lugar onde os membros podem se expressar propondo encontros que começam com as palavras: "Que tal se nós..."
O site mostra várias ideias não muito criativas, mas algumas pareciam promissoras:
"Que tal se nós... pegarmos nossas velhas pipas e formos soltá-las na praia?"
"Que tal se nós... oferecermos doces a estranhos?"
"Que tal se nós... nos vestirmos de seguranças e perturbarmos as pessoas" no Museu de Arte Moderna?
"Você pode saber algo sobre alguém com base no encontro que ele propõe", disse Aaron Schildkrout, fundador do site.
É claro que surgem tendências quanto ao tipo de encontro proposto. Coye Cheshire, professor-assistente na Escola de Informática da Universidade da Califórnia em Berkeley, disse que pessoas desconhecidas gravitam para as mesmas coisas conforme as preferências se espalham pelas redes sociais.
Ele e seus colegas em Berkeley estudaram inúmeros perfis de namoro on-line e observaram que, embora as pessoas pensem que seus gostos são diferentes da maioria dos perfis, elas gostam de comer bem, ir ao cinema e caminhar pela praia.
"O interessante é que a maneira como tentamos mostrar que somos especiais e únicos é dizer que gostamos de fazer coisas exatamente como todo o mundo", disse Cheshire ao "Times".
Algumas pessoas têm uma abordagem mais séria: contratam um "treinador" e seguem um programa específico. Em 2008, Midge Woolsey, apresentadora de rádio em Nova York, fez exatamente isso com Diana Kirschner, escritora e treinadora de namoros, autora de "Love in 90 Days" (Amor em 90 dias).
Kirschner pediu que Woolsey experimentasse ao menos dois sites de namoro e mantivesse ao menos três homens em uma lista rotativa. Havia dezenas de parceiros potenciais, mas, quando Woolsey se definiu por um, a treinadora lhe aconselhou: "Não faça isso".
Isto é, até que conheceu o escolhido. Então, a treinadora mudou de tom: "Ele é perfeito para você, simplesmente perfeito". Woolsey se casou com ele em 7 de agosto.
TOM BRADY



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