São Paulo, domingo, 12 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleição coroa Godard com... 3 votos

A Folha tem promovido "eleições" histórico-culturais entre personalidades e leitores (estes, na internet). Fez barulho a escolha do maior brasileiro, com 200 votantes ilustres ou quase ilustres.
Em nome da transparência: mesmo sabendo que, por mais sofisticados que se esgrimam os argumentos, se trata de brincadeira, deleito-me com "listas".
Corri ao Mais! do último domingo após ler na Primeira Página: "Enquete aponta Godard como maior cineasta da atualidade, seguido de Lynch, Resnais e Coppola".
No caderno, o título: "E a coroa vai para... Godard!". A "linha-fina": "A convite da Folha, 16 críticos e diretores votam e elegem o francês como o maior cineasta vivo; Lynch, Resnais e Coppola vêm em seguida".
Quantos sufrágios para o vencedor? Três! O jornal publicou a consagração pelo talvez menor colégio eleitoral das "listas culturais" de todos os tempos.
Esse tipo de iniciativa dá trabalho. Assim, o triunfo de Jean-Luc Godard com só três apoios não se sustenta nem como passatempo.


Texto Anterior: Jornalismo nocauteado
Próximo Texto: "Vidente" vê nova tragédia e ganha espaço na Folha
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.