UOL


São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equilíbrio parcial

E-mail de um leitor, na segunda-feira, apontou falta de independência e de isenção por parte da Folha na cobertura sobre a situação política na Venezuela.
Em 21/8, uma quinta-feira, o jornal publicara no alto de sua Primeira Página foto com quatro colunas sobre a marcha realizada no dia anterior, em Caracas, pela oposição ao governo de Hugo Chávez, além de quase uma página inteira em Mundo.
Já um ato pró-Chávez, ocorrido no sábado, recebeu apenas uma notinha no domingo, sem imagem, na parte inferior de uma página interna.
Eis o desnível apontado pelo leitor, com quem concordo.
Imparcialidade, aqui, não significaria, obrigatoriamente, dar aos dois eventos a mesma dimensão, a começar pela diferença no total de manifestantes (eles teriam sido cerca de 1 milhão na quinta-feira ante cerca de 100 mil no sábado).
Mas a questão não é só numérica. É, principalmente, política. Deve-se considerar, na cobertura sobre o país vizinho, a permanente tensão em vigor, além das -corretas ou não- analogias feitas entre Lula e Chávez, a oposição lá e a oposição aqui, a mídia lá e a mídia aqui.
Se uma página inteira seria excessivo, a meu ver, no caso da manifestação pró-Chávez, uma notinha em canto de página significou, conscientemente ou não, quase "escondê-la" -num claro sinal de parcialidade.


Texto Anterior: Um México a mais
Próximo Texto: Tudo pode
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.