|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PAINEL DO LEITOR
O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.
Câmara
"Não bastassem os episódios vergonhosos dos últimos anos protagonizados por nossos ilustres representantes, uma nova legislatura
se inicia -e o circo aparentemente
vai continuar. Esta eleição na Câmara, longe de representar os anseios populares para uma moralização da Casa, apresenta-se como outro triste episódio de nossa vergonhosa história parlamentar recente, com promessas mesquinhas, defesa de interesses escusos e pessoais e "armações" individuais e partidárias para perpetuar o descalabro que impera no Legislativo."
RENATO JOSE LA PORTA PIMAZZONI FILHO
(São Paulo, SP)
Ministério
"Em relação à reportagem "Lula
convida Marta para Esplanada, mas
a quer fora da eleição em 2008"
(Brasil, 31/1), não é fato que Marco
Aurélio Garcia tenha transmitido
qualquer convite para que a ex-prefeita Marta Suplicy integrasse o governo federal nem que ela tenha sido consultada pelo Palácio do Planalto sobre essa possibilidade.
Acrescento que, em nenhum momento, Marta ou alguém de sua assessoria de imprensa foi procurado
pela reportagem."
MÁRIO MOYSÉS, assessor de imprensa de
Marta Suplicy (São Paulo, SP)
Resposta do jornalista José Alberto Bombig - A Folha apurou
a informação com quatro fontes, tanto do grupo da ex-prefeita como do Palácio do Planalto.
Planos
"Pra frente Brasil, Plano Sarney,
Plano Cruzado, Plano Collor, Plano
Real, Avança Brasil, PAC...
Há décadas somos levados na
flauta pelos grandes visionários
desta nação (e por seus publicitários, claro). Enquanto isso, no "andar de baixo" -termo de Elio Gaspari-, grávidas adolescentes continuam a morrer por falta de atendimento minimamente decente ("Jovem grávida morre após esperar
22h por atendimento", Cotidiano,
31/1), algo que todos os planos
mencionados, e os presidentes por
eles carregados, sempre garantem
ser a sua "prioridade número um"."
CARLOS ALBERTO BÁRBARO (Teresina, PI)
Metrô
"A propósito da reportagem "Metrô optou por obra com mais riscos"
(Cotidiano, 21/1), que insiste na tese de que o acidente na linha 4 poderia ter sido evitado se aquele trecho tivesse sido escavado por uma
máquina "shield" ("tatuzão'), esclarecemos o seguinte:
1 - O local onde houve o rompimento inicial que provocou o desmoronamento foi a parede da futura estação Pinheiros, uma estrutura com 30 metros de largura e pouco mais de 130 metros de comprimento;
2 - O "shield" da linha 4 tem uma
cabeça de perfuração de 9,45 m e 75
m de comprimento. Trata-se de
uma máquina específica para fazer
túneis de via, que são aqueles que
ligam as estações e que têm diâmetros escavados menores de 10 m;
3 - As dimensões acima citadas
demonstram que a estação Pinheiros -local onde ocorreu o acidente- não poderia ter sido escavada
pela máquina "shield", mesmo que
esta estivesse sendo utilizada nos
túneis que ligam a estação Pinheiros às estações Faria Lima e Butantã. Essa é, portanto, a razão pela
qual a estação Pinheiros foi aberta
pelo sistema NATM, conforme previsto na licitação da obra;
4 - Os túneis de via que ligam a
estação Pinheiros às estações Faria
Lima e Butantã, também escavados
pelo sistema NATM, não sofreram
nenhum tipo de ruptura ou dano;
5.- É possível supor que as fontes
ouvidas pela Folha tenham sido induzidas a erro pela confusão que se
registrou na mídia entre o túnel
(corpo) da estação -onde ocorreu
o acidente- e os túneis de via, que
não foram afetados."
MAURO BASTOS, assessor de imprensa do
Consórcio Via Amarela (São Paulo, SP)
Resposta do jornalista Mario
Cesar Carvalho - A versão do assessor da Via Amarela está contemplada na reportagem. Segundo essa visão, não houve
mudança de método construtivo porque todas as estações são
construídas com a técnica
NATM -as rochas são removidas com explosivos. Os críticos
do NATM não fazem restrição
ao uso desse método na estação.
O que eles atacam é a abertura
do túnel de via, por onde circularão os trens do metrô, com explosivos, o que pode ter afetado
o terreno acima da estação que
desabou.
Mulher e cerveja
"Acho que estou ficando maluco.
Ao ler a reportagem "Cervejarias
afirmam não haver desrespeito"
(Cotidiano, 30/1), sobre propaganda de cerveja, dou de cara com uma
declaração minha que me deixou
preocupadíssimo. Primeiro porque
eu não me lembro de ter conversado com a repórter Fabiane Leite. Se
conversei, esqueci, porque entrevista recente não foi. Ela me identifica como "do Clube de Criação de
São Paulo", entidade da qual saí da
presidência há um ano e dois meses. Depois ela disse que eu disse a
seguinte frase -colocada entre aspas no texto: "Propaganda de cerveja é test-drive do momento de consumo. A propaganda quer que o
consumidor se sinta naquele momento com os amigos, falando de
mulher, futebol".
Jamais falaria tamanha asnice.
Não faço idéia do que essas frases,
juntas ou separadas, significam.
Meu raciocínio e meu vocabulário
são mais simples e diretos. "Test-drive do momento de consumo" é
de uma sofisticação que me envergonha. Por favor, tirem o meu nome daí."
CARLOS RIGHI, sócio-diretor da TvZERO Filmes
(São Paulo, SP)
Nota da Redação - Leia na seção "Erramos".
Trabalho infantil
"Em relação à nota "Essa tal de
sustentabilidade" (coluna de Mônica Bergamo, Ilustrada, 26/1), gostaria de esclarecer que a modelo
Marcelle Bittar não apóia a exploração do trabalho infantil, em nenhuma hipótese. As declarações
creditadas a ela fazem parte de um
equívoco cometido durante uma
entrevista em pleno ambiente tumultuado da SP Fashion Week.
Durante seus sete anos de carreira, Marcelle sempre se posicionou
contrariamente a práticas de trabalho que não condizem com a dignidade e, há mais de três anos, colabora com o Fundo Cristão para a
Criança, como madrinha de um
menino de 11 anos. Além disso, promove doações sistemáticas às comunidades carentes de Guarapuava (PR), sua cidade de origem."
LAURA VIEIRA, diretora da agência TEN
Model Management (São Paulo, SP)
Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor
Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br
Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman
Texto Anterior: José Juliano de Carvalho Filho: O esvaziamento da reforma agrária sob Lula
Próximo Texto: Erramos Índice
|