São Paulo, quarta-feira, 01 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

A jogada do PFL

BRASÍLIA - Abalado com o caso Roseana Sarney, o PFL vai encontrando o rumo. A cúpula do partido se reuniu em Brasília anteontem à noite. Fez aquilo que a circunstância lhe facultava: não tomou nenhuma decisão sobre a eleição presidencial. Silvio Santos também foi colocado na mesa. O apresentador é filiado ao PFL. Ficou com 17,8% das intenções de voto em uma pesquisa recente para presidente da República. Ninguém na cúpula do PFL enxerga viabilidade em Silvio Santos. O apresentador só serve para a sigla tentar validar seu axioma mais repetido: Lula (PT) está consolidado, José Serra (PSDB) é inviável. É muito cedo para verdades tão definitivas. O PFL sabe disso. Mas está expelido do jogo. Precisa apostar em alguma opção. Deseja carimbar em Serra a pecha de candidato raquítico. Se colar, colou. Negocia-se então mais adiante uma saída menos ruim do que a atual para a nação pefelista. Se der errado, paciência. Pior do que está o partido não ficará. Se alguém duvida da capacidade da direção pefelista de segurar a sigla em relativa união, fica o exemplo do enquadramento do líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira. Há dias, o deputado tentava aderir ao governo. Foi repreendido pela cúpula na reunião de anteontem. Na frente de todos. Quase uma humilhação. Se der a lógica, o PFL perderá mais uma. Serra pode decolar mais adiante e a cúpula pefelista perderá pontos importantes no próximo governo. Como o PFL não está apenas torcendo para Serra se inviabilizar, a expectativa é saber quem será o mais esperto nessa jogada. O resultado parcial sai em junho.

Intensificam-se os encontros, secretos ou reservados, de FHC com gente do PFL e do PTB. O presidente trabalha para fazer aquilo que caberia a Serra: articulação política.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Bom para o PT
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O cão e o gato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.