São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDITORIAIS

CONFIANÇA ABALADA

O governo americano revisou a taxa de crescimento da economia de 5,6% para 6,1% no primeiro trimestre de 2002. O surpreendente resultado do PIB representou uma boa notícia, mas rapidamente tornou-se uma fotografia do passado.
No segundo trimestre, a situação da economia americana parece bastante diferente. Os mercados acionários estão sofrendo acentuadas perdas diante de baixas perspectivas de lucro das empresas e de revelações de fraudes contábeis nos balanços de algumas grandes companhias. A desilusão com as empresas americanas, que possuíam os mais elevados padrões contábeis do mundo, contaminou o dólar. A moeda americana já perdeu 10% em relação ao euro.
Para o segundo trimestre, as expectativas são de um crescimento do PIB em torno de 2,7%. Em sua última reunião, o Federal Reserve, banco central americano, decidiu manter a taxa de juros em 1,75% ao ano, uma vez que a recuperação pode estar perdendo força. Afirmou ainda que o crescimento americano continua ameaçado enquanto não houver uma sólida recuperação dos investimentos nas corporações.
Todavia, a crise de confiança pode ocasionar uma redução no volume de crédito corporativo, dificultando ainda mais a retomada. Há sinais de crescente aversão ao risco e de elevação das taxas de juros.
A insegurança dos investidores e a desvalorização das ações podem afetar também a confiança dos consumidores, reduzindo o consumo das famílias e comprometendo um dos pilares da economia americana. Podem ainda abalar a capacidade de atração de investimento estrangeiro para os mercados americanos. Menos recursos externos podem significar dificuldades para financiar o déficit comercial (acima de US$ 30 bilhões ao mês) e o déficit no Tesouro (estimado em US$ 100 bilhões).
Enfim, há sinais de que a economia americana pode não entrar em recessão, mas provavelmente não crescerá em ritmo capaz de conduzir o mundo a um novo ciclo de expansão.


Texto Anterior: Editoriais: DEPOIS DO PENTA
Próximo Texto: Editoriais: PRATO REQUENTADO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.