São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

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INOVAÇÃO EMPRESARIAL

O IBGE publicou estudo inédito sobre investimento em inovação tecnológica no país de 1998 a 2000. A despeito do que reza o senso comum, verificou que, dado o nível relativo de desenvolvimento do Brasil, os dispêndios empresariais para inovação de processos e de produtos foram relevantes. Ainda assim, o Brasil não vai tão bem na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias e há um sério descompasso entre as grandes e as pequenas e médias empresas no que diz respeito ao investimento em inovação tecnológica.
No arranjo econômico que prevaleceu nos primeiros quatro anos do Real (câmbio supervalorizado; liberdade de movimentos de bens, serviços e capitais) houve um incentivo à inovação na área empresarial. Importar máquinas e equipamentos ficou, em tese, mais barato. Mas há que qualificar esse "em tese": o benefício estava praticamente restrito a grandes empresas com acesso ao financiamento externo e é bastante provável que o que parecia barato tenha saído caro depois do fim da âncora cambial e do aumento, em reais, dos passivos externos das empresas.
Há que considerar, também, a demora do governo federal em desenvolver programas mais alentados de ciência e tecnologia. A criativa iniciativa dos fundos setoriais só começou a ganhar forma a partir do ano 2000. O antigo pleito de proteger os recursos dessa área das instabilidades orçamentárias talvez só comece ser atendido a partir do próximo ano.
O desafio para a inovação no Brasil, portanto, é que as empresas -em parceria com institutos, universidades e agências de fomento- aumentem bastante a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia no país. Também é imperativo permitir que pequenas e médias firmas, as maiores responsáveis pela geração de empregos, ampliem seu acesso à inovação. O caminho do desenvolvimento no mundo de hoje, extremamente competitivo, exige políticas agressivas na área tecnológica.


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