São Paulo, quinta-feira, 02 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERIGO À VISTA

Os EUA , que foram o berço das liberdades individuais, poderão, no afã de combater o terrorismo, tornar-se uma sociedade policialesca que pouco ficaria a dever às antigas União Soviética e Alemanha Oriental, onde as temidas KGB e Stasi controlavam a vida de todos. O Departamento de Defesa dos EUA está desenvolvendo o programa TIA (Conhecimento Total das Informações), que já despertou a ira de organizações de defesa dos direitos civis.
O objetivo do TIA é rastrear movimentações de todos os cidadãos e de estrangeiros para tentar identificar "ameaças terroristas". Para isso, deverá criar um megabanco de dados com informações relativas a gastos com cartões de crédito, compras em supermercados, livros retirados em bibliotecas públicas etc.
É duvidoso que um tal sistema seja de fato capaz de prevenir ataques terroristas. Vale lembrar que tanto a CIA, o serviço secreto externo, quanto o FBI, a polícia federal dos EUA, identificaram movimentações duvidosas nos dias que antecederam o 11 de setembro, mas não foram capazes de converter os indícios de que dispunham numa suspeita fundamentada que merecesse investigação.
Não há nenhuma dúvida, porém, de que um sistema como o TIA representaria um duro golpe contra as liberdades individuais. As pessoas, cidadãos ou não, seriam continuamente monitoradas por programas de computador. Agentes do governo teriam na prática acesso até mesmo aos gostos pessoais de cada indivíduo, as páginas que acessa na internet, a marca de suco de laranja que bebe ou os motéis que frequenta.
E a história é pródiga em exemplos de Estados que, por excesso de controles policiais, degeneraram em algumas das piores tiranias que a humanidade já conheceu. Um dos alertas lançados contra essa situação é de Benjamin Franklin, patriarca dos EUA: "Quem joga fora a liberdade essencial para obter uma pequena segurança não merece nem liberdade nem segurança".


Texto Anterior: Editoriais: JUROS DO FMI
Próximo Texto: São Paulo - Clovis Rossi: Com a própria cabeça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.