São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Viva a diferença

SÃO PAULO - O PT busca acordos com Orestes Quércia e com o PL da Igreja Universal do Reino de Deus. Ciro Gomes monta uma suposta "frente trabalhista", recheada de "colloridos" de primeira hora e de carteirinha assinada, embora, depois, breque um acordo em Alagoas com o chefe da turma toda.
Agora, José Serra se abraça com Cesar Maia, prefeito do Rio, pefelista que cansou de usar a terceira página desta Folha para uma série de artigos em que esculhambava a candidatura "tucana", previa que Serra desistiria no máximo em maio e, como se fosse pouco, elaborava a teoria de um invencível desgaste dos dez anos, período máximo que um governante poderia ser aceito pelo público.
Fernando Henrique Cardoso, no dizer de Maia, seria vitimado pela síndrome dos dez anos e acabaria fulminado na eleição deste ano.
Essa sociologia de botequim foi rapidamente esquecida. Maia já não fala nenhuma palavra das supostas armações de Serra contra Roseana Sarney, que não cansou de denunciar, e dá os braços ao ex-desafeto.
Depois, os políticos se queixam do desgaste da nobre categoria com o público em geral, fenômeno, aliás, meio que universal. Até porque não são apenas os políticos tupiniquins que praticam cenas explícitas de "esqueçam o que escrevi", "esqueçam o que fiz", "esqueçam o que eles fizeram e perdoem a nova aliança".
Por mais que as fronteiras ideológicas tenham sido derrubadas pelo fim da Guerra Fria (uma tese sujeita ainda a controvérsias), algumas outras fronteiras permanecem: as da biografia, da ética, dos valores etc.
Se todo mundo pode se aliar a todo mundo, se todos podem atacar hoje os que serão aliados amanhã, para que tantos candidatos?
Tudo bem que o marketing político veio para ficar. Mas entregar apenas aos marqueteiros o trabalho de mostrar as diferenças entre os postulantes é reduzir a disputa eleitoral a um certame publicitário; talvez brilhante, mas certamente vazio.



Texto Anterior: Editorias: OS RISCOS GLOBAIS


Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Uns trocados pela vida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.