São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Eleição, Papai Noel e botox

SÃO PAULO - O verdadeiro Papai Noel de Marta Suplicy não é o simpático Gonzalo Vecina, o médico bonachão que trocou o PSDB pelo PT e aparece no horário eleitoral vendendo o CEU Saúde. O Papai Noel de Marta chama-se bilhete único, iniciativa que agrada a funcionários e empregadores, empregadas e patrões. É estranho por isso constatar que, transcorridas mais de duas semanas de campanha na TV, o PT tenha atirado contra o próprio pé. Jogou luz sobre um assunto no qual a vantagem de Serra é evidente e escondeu a sua cesta de presentes.
Polarizada, a campanha entrou agora em nova fase -e seria ingênuo supor que o PT não vá atuar para corrigir seus equívocos estratégicos. Seja como for, o primeiro round da TV ficou melhor para o PSDB.
Não é fácil saber ao certo o que se passa no coração de uma campanha, ainda mais quando se trata de uma disputa tão acirrada e indefinida como esta que se vê em São Paulo. Mas os sinais emitidos pela candidatura Marta são no mínimo curiosos.
Há uma evidente esquizofrenia entre o ar angelical exibido pela petista -na TV ou nos debates- e o temperamento explosivo da prefeita. A dissintonia entre o estilo água-com-açúcar de Duda Mendonça e o jeito arestoso de Marta ficará tanto mais evidente à medida que as coisas não evoluírem como o PT espera.
O partido não está preparado para perder. Montou uma máquina de propaganda como nunca se viu -milionária quanto aos recursos e leninista nos seus métodos. Nada menos que 20% das residências paulistanas foram visitadas pelo exército remunerado do PT, como mostra na edição de hoje o Datafolha. A campanha tucana visitou apenas 2%.
Marta, porém, está desconfortável no rico figurino que lhe foi proposto. Parece engessada. O que, à sua maneira, talvez seja um sintoma do novo PT. A esquerda sucumbiu ao estilo botox quando chegou ao poder.


Texto Anterior: Editoriais: APOIO ANTI-REPUBLICANO

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Tudo a seu tempo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.