São Paulo, quarta-feira, 02 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Primeira pauta para transição

SÃO PAULO - Se é mesmo para fazer uma transição ordenada e, ao mesmo tempo, defender vigorosamente o interesse brasileiro, sugiro um tema: a briga que o Brasil comprou na OMC (Organização Mundial de Comércio) contra, ao mesmo tempo, as políticas agrícolas dos Estados Unidos e da União Européia.
Parece um assunto menor, até esotérico, mas é importante que o público entenda o contexto.
Ponto 1 - Jamais país algum tentou brigar sozinho e ao mesmo tempo contra as duas grandes potências comerciais do planeta.
Ponto 2 - A irritação com a atitude brasileira, por parte de europeus e de norte-americanos, é enorme pelo que a Folha ouviu. Estão dispostos a impor um castigo exemplar ao Brasil para que ninguém mais ouse tentar ação semelhante.
Ponto 3 - Mas, no mundo em desenvolvimento, há países, como a Índia, em que a mídia está cobrando do governo que entre na disputa ao lado do Brasil (tema de primeira página no maior jornal indiano).
Ponto 4 - A reclamação do Brasil foi apresentada um dia depois da sessão do comitê de Agricultura da OMC em que, de novo, EUA e União Européia deixaram claro que não pretendem mudar grande coisa nos caudalosos esquemas de subsídios aos seus produtores rurais.
Está aí, pois, uma boa causa, uma causa que, vencida, poderá representar dólares legítimos para o país (via exportações do agronegócio) e uma bandeira que permitirá eventualmente ao Brasil liderar o mundo em desenvolvimento, hipótese de que tanto falam os candidatos.
Os candidatos que passarem para o segundo turno, se houver segundo turno, têm a obrigação elementar de juntar-se ao governo desde logo para tentar transformar todo o blablablá de campanha em ação prática, concreta e de efeitos saudáveis a médio e a longo prazo.


Texto Anterior: Editoriais: ESTADO DE SÍTIO

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: O medo de atacar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.