São Paulo, sábado, 03 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

O erro de Marta

BRASÍLIA - Leonel Brizola costumava dizer que o PT não gosta de fazer aliança, quer apenas adesão. Há muito de verdade nesse diagnóstico. A disputa pela Prefeitura de São Paulo é um exemplo.
A prefeita Marta Suplicy esnobou o PMDB. Queria o tempo de TV da sigla sem oferecer algo em troca. Ficou sem nada. O processo foi degradante para o PT e funesto para Marta.
No caso do PT, fica de saldo a prática detestável usada para cooptar os vereadores do PMDB com distribuição de cargos. Marta achava que o partido viria de joelhos apoiar a sua reeleição. Sem um candidato forte à prefeitura, os peemedebistas não voltariam para a Câmara.
Deu tudo errado. Orestes Quércia ficou invocado, como diria Lula. Destituiu a direção paulistana do PMDB. Autonomeou-se chefão local. Proibiu o apoio a Marta e ao PT.
Em seguida, veio o lance que causará grande enxaqueca em Marta: o PMDB não apenas não vai apoiá-la mas dará todo o seu tempo de TV para Luiza Erundina, do PSB. É um flagelo para a petista.
Erundina é mulher, tem alguma experiência administrativa (foi prefeita de 1989 a 1992), goza de prestígio na periferia nordestina paulistana e exibe uma estável pontuação nas pesquisas, na redondeza de 10% a 15%. Só lhe faltava TV e dinheiro para a campanha.
O tempo de TV está garantido com o PMDB. Quanto ao dinheiro, uma pista está no hoje empresário Orestes Quércia. Em 1989, ele não estava nem aí para a campanha presidencial de Ulysses Guimarães -mas foi leal até o final, sendo um dos principais financiadores. Agora, interessado em dar uma rasteira no PT, não é demais imaginar que fará o que puder para derrotar Marta, dando uma estrutura decente a Erundina.
Marta, é claro, ainda pode reagir e vencer. Só que está ficando cada vez mais difícil. Por culpa dela e do PT.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: E Saddam ganhou
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Zé Celso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.