UOL




São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DE INTERESSES

Há muito em jogo na resolução que se negocia no Conselho de Segurança (CS) da ONU sobre o Iraque. Não se trata apenas nem principalmente de princípios, mas também e especialmente de dinheiro e de disputas geopolíticas.
No que diz respeito à questão financeira, os EUA querem conservar para si e para seus aliados o controle sobre a reconstrução, que envolve lucrativos contratos privados, enquanto a França, a Rússia e vários outros países pretendem internacionalizar a administração civil iraquiana, abrindo assim oportunidades comerciais para suas próprias empresas. Embora não seja apenas isso que esteja por trás das acaloradas discussões no CS em torno da nova proposta norte-americana, não se deve perder de vista essa dimensão.
Se alguém ainda acredita que não é dinheiro o que está determinando as ações, deveria observar o caso da empresa norte-americana New Bridge Strategies, criada para assessorar firmas que queiram fazer negócios no Iraque. O que a New Bridge tem a oferecer? Ela não procura esconder que seu principal ativo são relações privilegiadas que mantém com a Casa Branca e a família Bush.
A New Bridge é presidida por Joe Allbaugh, administrador da campanha de Bush em 2000. Até março, ele dirigia uma agência do governo. Entre os executivos da empresa, estão Edward Rogers Jr., e Lanny Griffith, lobistas que foram assistentes do presidente e hoje mantêm vínculos estreitos com o governo. São ligações promíscuas, que exemplificam a contaminação da esfera pública por interesses privados, algo que parece inerente à lógica política da administração Bush.
É claro que seria simplismo reduzir toda a problemática a uma questão comercial. Mas é impossível deixar de reconhecer que fatores econômicas são o principal motor das relações internacionais -e é ele que tem movido a guerra de interesses em torno da ocupação do Iraque.


Texto Anterior: Editoriais: DESCONFIANÇA
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Uma questão de idioma
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.