UOL




São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

A tartaruga PT

BRASÍLIA - Comentário de um integrante do governo do PT sobre a demora na unificação dos programas sociais: "Primeiro Deus criou as tartarugas, depois o governo federal".
Entre irônico e irritado, o que o petista quis dizer foi que a máquina pública é lenta, qualquer que seja o governo de plantão. Mas, convenhamos, o petista está perdendo até para tartaruga de perna quebrada.
Segundo consta, o modelo de unificação dos programas sociais está pronto desde março, lá no início do ano. Estamos em outubro, e apenas agora vai começar a funcionar.
É o cúmulo da lentidão. Principalmente num governo do PT, que tinha a obrigação de se mostrar ágil e eficiente na área social. Afinal, ela sempre foi uma bandeira do partido.
A morosidade, infelizmente, não está circunscrita aos programas sociais de transferência de renda para a população carente. É observada também na saúde e na educação.
Esperava-se mais do governo Lula nessas duas áreas, consideradas durante o governo FHC as que mais avançaram. Talvez tenha sido só propaganda tucana, mas um projeto foi colocado em prática.
O fato é que Humberto Costa (Saúde) mais se envolve em confusões do que dinamiza sua área. Cristovam Buarque (Educação) continua sendo alvo das intrigas palacianas, segundo as quais fala muito e faz pouco. Sem falar de Benedita da Silva (Assistência Social), às voltas com uma viagem inexplicável a Buenos Aires.
Um pouco tarde, esse grau de imobilismo começa a incomodar a cúpula petista. E já está afetando a popularidade do governo do PT, ainda elevada graças ao discurso de Lula -que se mantém forte, mas não enche a barriga de ninguém.
Então, antes que o discurso presidencial perca o seu encanto, melhor o governo desemperrar os setores enferrujados de sua máquina. Dizem que isso acontecerá com a reforma ministerial. A conferir.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Uma questão de idioma
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Claudia Antunes: O ufanismo e seu contrário
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.