São Paulo, sábado, 04 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O PT reencontra o PT

SÃO PAULO - Nos diversos escaninhos da Esplanada dos Ministérios, o PT parece ter reencontrado o PT que desbotara, com medo da reação dos mercados, a partir do instante em que a vitória eleitoral apareceu firme no horizonte.
Não é, claro, o PT dos anos 80 -revolucionário, inflexível, socialista (embora não soubesse bem que socialismo afinal defendia).
"A esquerda evolui. Seria um erro dar respostas antigas para problemas novos", explica Luiz Dulci, secretário-geral do partido até tornar-se secretário-geral da Presidência, um dos quadros mais lúcidos do PT, apesar de discreto, como manda a tradição da política mineira.
O novo velho PT talvez escandalize aquela parte da mídia e dos analistas que foi a vida toda furibundamente anti-PT para se tornar furiosamente "lulista" desde a vitória ou pouco antes dela.
Essa fatia do Brasil até inventou um completo disparate, o de que Lula só foi eleito porque se tornou um moderado e aproximou-se do centro e até da direita.
Tolice. É até possível que meia dúzia de eleitores de Lula tenham sido convencidos pela moderação, pelo discurso ortodoxo etc. Mas os outros 52 milhões votaram no superávit pessoal, não no superávit fiscal.
Votaram no superávit de educação, de saúde, de emprego, de salário, de comida, de bem-estar, de decência, de ética e por aí vai. Como, aliás, o fazem os eleitores do mundo inteiro, salvo em circunstâncias muito especiais e/ou nos poucos países já empapados de bem-estar social.
Se o PT for mera continuidade do governo Fernando Henrique, aí sim terá praticado estelionato eleitoral, como diz, aliás, o corinho que alguns tucanos andaram ensaiando.
Goste-se ou não do PT, goste-se ou não da mudança, o PT foi eleito para fazê-la. Será julgado pela competência com que a fizer ou condenado se não a fizer.



Texto Anterior: Editoriais: DEMANDA MUNDIAL

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Lula e seus ministros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.