São Paulo, sábado, 04 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

O PT paulista

BRASÍLIA - Está ficando mais ou menos evidente que o PT terá um desempenho satisfatório nas eleições municipais de outubro quando se observa o país inteiro.
Falta menos de um mês para o primeiro turno e a sigla de Lula lidera, com chances reais de vitória, em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Aracaju e Palmas. Não é pouca coisa. Nenhum outro partido está à frente em tantas capitais.
Onde ainda há dúvidas sobre como o PT vai se sair é exatamente no Estado em que o partido nasceu: São Paulo. A começar pela capital paulista, onde a prefeita Marta Suplicy melhorou sua pontuação nas pesquisas, mas ainda perde feio num eventual segundo turno contra o tucano José Serra -conforme mostram todos os levantamentos disponíveis.
Em Ribeirão Preto, terra que deu ao Brasil o político Antonio Palocci (prefeito duas vezes), o petista local patina na campanha. Em São José dos Campos, o PT também está sofrendo para forçar a realização de um segundo turno. Campinas é uma disputa dada como perdida.
O mais emblemático de todos os locais é a região do entorno da capital, conhecida como Grande São Paulo. Nos nove municípios para os quais há pesquisas disponíveis, o PT parece ter vitória à vista só em Guarulhos. Nos outros, no máximo seus candidatos estão empatados em primeiro lugar com algum adversário.
Há ainda quatro semanas até o dia da eleição. Rios de marketing serão derramados nas campanhas dos ex-pobres do PT. No plano federal, todos estamos condenados a ouvir que o país vai crescer 20 anos sem parar (promessa de Lula) e que bom mesmo é copiar o nacionalismo-patriotismo dos EUA (desejo de Gushiken) no 7 de Setembro.
É possível que os petistas se recuperem e saiam vencedores na Grande São Paulo. Hoje, apesar do esforço da máquina federal, esse desfecho ainda está longe de ser verdade.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O sangue dos inocentes
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A língua amada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.