São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP, MG, RJ

Os três Estados brasileiros que concentram mais de 40% do eleitorado nacional e mais de 50% do PIB brasileiro vivem situações político-eleitorais peculiares. De acordo com o Datafolha divulgado ontem, a quatro dias do pleito de domingo, Minas Gerais tem grande probabilidade de definir já no primeiro turno qual será o sucessor de Itamar Franco. Há boas chances de que o mesmo fenômeno ocorra no Rio de Janeiro. Em São Paulo, diferentemente, deve haver segundo turno.
A despeito dessas diferenças, o fato é que, nessas três unidades da Federação, depois da última safra de pesquisas Datafolha, despontam três candidatos favoritos: Aécio Neves, em Minas, Rosinha Matheus, no Rio, e Geraldo Alckmin, em São Paulo. Se a situação confortável de Aécio já era conhecida, havia dúvidas sobre a trajetória de Rosinha e de Alckmin. Mas, na pesquisa de ontem, Alckmin subiu quatro pontos e reforçou seu favoritismo nas sondagens de segundo turno; Rosinha também cresceu e voltou a ter chances de encerrar a disputa no domingo.
Se confirmarem o favoritismo nas urnas, Aécio e Alckmin serão imediatamente alçados à categoria das lideranças nacionais mais importantes do PSDB. Nessa hipótese, e a depender do desempenho de José Serra na disputa presidencial, um dos dois jovens políticos pode, até, despontar como o candidato tucano ao Planalto em 2006. A eleição de Rosinha no Rio seria a consolidação do grupo de Anthony Garotinho, que pessoalmente não esconde que pretende pleitear a Presidência novamente mesmo que saia derrotado agora.
É evidente que o terreno ainda é muito incerto para especulações. Mas, dentro do que hoje é possível divisar, estão emergindo jovens lideranças políticas nesses três importantes Estados do Sudeste com potencial de vôo mais alto no futuro.


Texto Anterior: Editoriais: MELHORA REVERSÍVEL
Próximo Texto: Editoriais: EPIDEMIA DE VIOLÊNCIA

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.