UOL




São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Arrogância e miopia

RIO DE JANEIRO - Semana passada, comentando a iminente invasão do Iraque pelos Estados Unidos, Nelson Mandela disse que o presidente Bush era "arrogante e míope".
Evidente que é arrogante e míope, e muito mais do que isso. Milhões de norte-americanos consideram corretas tanto a arrogância como a miopia de seu presidente, que continua em alta, com elevado índice de aprovação em seu país.
Esse é o verdadeiro drama que estamos vivendo. Não é a vontade pessoal e deformada de um único homem que pode desencadear uma guerra localizada, como a do Iraque, mas a de milhões de cidadãos bem nutridos, tecnologicamente bem aparelhados, que comem pipoca no cinema e bifes monstruosos nos churrascos dos fins de semana em seus jardins gramados.
Mandela também falou na possibilidade de um novo holocausto -e está certo. Sabe-se como uma guerra localizada começa, mas nunca se sabe como ela acaba, ou se acaba realmente.
De certa forma, o conflito da Coréia, pouco depois da Segunda Guerra Mundial, ainda não acabou, ou pior, continuou em outras frentes, como a do Vietnã e as duas anteriores do Golfo Pérsico. Daí que me recuso a considerar o ataque ao Iraque uma guerra localizada, como foi, digamos, a das Malvinas, entre a Inglaterra e a Argentina -essa sim não deixou rastros e foi motivada pelo delírio isolado de alguns militares argentinos.
No Iraque está em jogo o direito do mais forte de patrulhar o mais fraco, obrigá-lo a se curvar aos interesses que negam a sua soberania. Não é apenas o acesso ao petróleo que os Estados Unidos buscam. É o recado a todos os povos que quem manda no mundo é a Casa Branca, independente de seu eventual ocupante.
Míope e arrogante, Bush não contaminou os Estados Unidos com sua arrogância e miopia. São milhões de arrogantes e míopes que o fizeram assim.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: A coragem que falta
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Qual é a meta?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.