São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAVORITO DEMOCRATA

Com vitórias em cinco dos sete Estados onde houve prévias na última terça-feira, o senador John Forbes Kerry consagra-se como o favorito na corrida pela indicação do Partido Democrata para concorrer à Presidência dos EUA.
A disputa, é certo, mal começou. Até aqui, Kerry venceu em Estados relativamente pequenos. Mas é inegável que o senador por Massachusetts a cada êxito se parece mais com um candidato capaz de cumprir a difícil missão de desalojar o presidente George W. Bush da Casa Branca. Nesse tipo de disputa, aquele que mais se parecer com o vencedor tende de fato a sê-lo.
Kerry, evidentemente, sabe disso. Embora esteja -e com razão- evitando declarar-se vencedor ou mesmo favorito, já começa a ignorar seus rivais democratas e direcionar suas baterias contra Bush. Pesquisas indicam ser justamente a suposição de que ele seja o mais capacitado a bater o presidente republicano o motivo que vem levando os eleitores democratas a escolhê-lo como candidato.
O clima de vitória em relação à candidatura Kerry é tão forte que analistas já começam a especular sobre quem será o seu vice. As apostas recaem sobre o senador John Edwards, da Carolina do Norte, que também disputa a indicação democrata e está se saindo relativamente bem na contenda, e o governador do Novo México, Bill Richardson. Edwards, um sulista carismático, pode ser um interessante contraponto à origem ianque de Kerry e a seu estilo mais frio. Já Richardson é hispânico, o que pode atrair importante eleitorado.
Numa sociedade aparentemente mais inclinada a posições cautelosas, dividida entre republicanos e democratas, pequenos detalhes de personalidade e história pessoal poderão cativar o eleitor indeciso e definir o pleito para o cargo mais poderoso do planeta. Kerry foi herói da Guerra do Vietnã, tem experiência e equilibra posições avançadas com alguns traços conservadores. Parece, assim, possuir, pelo menos na visão do eleitorado democrata, as virtudes para chegar ao posto.


Texto Anterior: Editoriais: PARCERIA EM QUESTÃO
Próximo Texto: Editoriais: IMPOSTO SOLIDÁRIO

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.