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MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
A cultura "ongueira"
SÃO PAULO - Não se discute que as chamadas organizações não-governamentais, as famosas ONGs, têm
cumprido nos últimos anos um papel
importante em diversas áreas de atividade pelo mundo afora. É fato que
muitas delas vivem, na realidade, à
sombra governamental ou de instituições internacionais com as quais
governos colaboram, como a ONU ou
bancos de fomento. Ainda assim, as
ONGs podem ser consideradas, como
se diz, um fenômeno do bem.
Como em tantas outras situações,
também há uma cultura das ONGs.
No caso, uma cultura não apenas no
sentido, digamos, comportamental
-as roupas, os hábitos, as preferências-, mas também no sentido propriamente artístico. O mundo das
ONGs parece ter se transformado
num grande receptáculo e reprodutor
do que tempos atrás era a arte de esquerda, a cultura militante de conteúdo social.
É verdade que nem tudo pode ser
colocado no mesmo saco, nem quando pensamos na arte engajada de outrora, nem na sua versão atual. Mas
há em comum nessa produção um
certo desfrute da situação participativa. Ou seja, a cultura "ongueira" promove-se não apenas pelo seu valor estético intrínseco (como suas qualidades formais e o modo como se insere
na história das linguagens), mas pelo
seu posicionamento político, sua "visão de mundo".
Assim como as ONGs, a cultura
"ongueira" também é do bem, vai
aos pobres, gosta do Terceiro Mundo,
odeia o Bush e acredita que pode ajudar na "cura" das mazelas sociais.
Essa recuperação conteudística,
que em alguns casos pode ser simplesmente regressiva, parece uma contrapartida de uma mutação genética da
militância de esquerda -que, com o
fiasco socialista, em grande parte migrou para as ONGs. As ações desses
setores tendem a ser cada vez mais
incrementais e responsáveis -assim
como sua arte- num tempo em que
a noção de ruptura não apenas está
fora de moda, como não encontra financiadores.
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