São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Bala na agulha

RIO DE JANEIRO - Brilhante descoberta acaba de fazer o presidente Lula, citando um cantor popular de sua preferência e constatando que o crime organizado "tem bala na agulha". Não sei por que, lembrei-me do ex-presidente Fernando Collor, que no início de seu mandato dizia que para combater a inflação só tinha uma bala na agulha. A história se repete e a metáfora, tanto a de Lula como a de Collor, não deixa de ser um sinal dos tempos.
No caso de Collor, a bala seria o confisco de nossas poupanças, que nada resolveu, embora fazendo vítimas. No caso de Lula, devemos esperar sua reação governamental. Se o crime tem bala na agulha, qual será a bala que ele colocará na agulha para enfrentar o crime?
Falando como falou, o presidente deu a impressão de que o problema deve ser resolvido de igual para igual, o Estado contra o crime, ambos com bala na agulha, para decidir quem atira primeiro e mais rápido, como em final de um faroeste de John Ford.
O primarismo do duelo funciona bem no cinema. Na vida nacional, revela apenas que a questão da violência não ultrapassou o estágio emocional entre mocinhos e bandidos. O governo não tem obrigação de ser um mocinho, a cavalaria norte-americana que chega no último instante para salvar o forte sitiado pelos índios.
Atolados pelo problemas gerais, os governos mais recentes não conseguiram seriedade e serenidade para encarar o problema até agora. A cada ação mais espetacular do crime, tomam medidas emergenciais que nada resolvem. Nos poucos e curtos períodos de entressafra, constatam o óbvio, citando Zeca Pagodinho como autoridade no assunto.
Nada contra o cantor da preferência presidencial. Mas não deixa de ser uma citação pedestre. Evidente que não se exige de Lula citações de Pascal ou Montaigne. Mas ele tem bons assessores que poderiam melhorar o seu discurso.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Ossos do ofício
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: A Previdência e o viver mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.