São Paulo, terça-feira, 05 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UM TESTE PARA BUSH

O presidente George W. Bush enfrenta hoje um importante teste eleitoral. Embora o chefe do Executivo dos EUA ainda tenha pouco mais de dois anos de mandato, os norte-americanos escolhem hoje os novos representantes na Câmara, renovam um terço do Senado e definem os governadores de 36 dos 50 Estados. Os resultados deverão indicar o futuro político da segunda metade da administração Bush e ajudar a determinar as chances do presidente na disputa da reeleição.
Bush vem se empenhando e fazendo campanha pessoalmente para que o Partido Republicano mantenha o controle da Câmara e recupere o do Senado, que atualmente está nas mãos dos democratas por uma cadeira de diferença. Embora analistas eleitorais andem com razão cautelosos depois do atribulado pleito de 2000, grande parte deles aponta que os republicanos deverão manter ou até ampliar a maioria na Câmara, mas têm grandes chances de sofrer uma derrota no Senado.
A popularidade de Bush ainda é alta, mas declinante. Pesquisas mostram que o presidente, que era aprovado por mais de 80% da população em janeiro, agora conta com o apoio de pouco mais de 60% dos norte-americanos. É um bom resultado, considerando-se o desempenho de outros presidentes à mesma altura do mandato. Essa aprovação ainda está ligada aos acontecimentos de 11 de setembro, embora as sondagens indiquem que a política externa está perdendo espaço para a economia nas preocupações dos eleitores.
Curiosamente, é na agenda doméstica que as diferenças entre republicanos e democratas são mais notáveis. Diferentemente do que ocorre na política externa, onde os dois partidos acabam chegando a soluções de compromisso, no plano interno a falta de maioria em uma das duas Casas representaria uma fonte de dificuldades para o presidente implementar seus projetos econômicos.


Texto Anterior: Editoriais: SEQUESTRO DE VOTOS
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: O tamanho de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.