São Paulo, terça-feira, 05 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O tamanho de Lula

SÃO PAULO - Luiz Inácio Lula da Silva cresceu para uns três metros só pelo fato de ter ganho a eleição, a julgar por alguns textos jornalísticos e por algumas análises da mídia.
É curioso, porque Lula tem estatura para ser presidente da República desde as eleições presidenciais de 1989. Portanto, não há ou não deveria haver novidade nesse fato.
Acima de tudo, espanta-me o espanto com o fato de as chamadas massas estarem encantadas com Lula. Quem acompanhou as greves no ABC no final dos anos 70 já sabia disso faz um quarto de século.
Com um detalhe que só torna o espanto ainda mais espantoso: a idolatria a Lula, naqueles momentos, vinha não dos mais desvalidos e que, por isso mesmo, agarram-se a todo tipo de misticismo como esperança derradeira, mas de metalúrgicos curtidos na luta sindical nas difíceis circunstâncias impostas pelo regime militar e pela legislação de exceção.
Aliás, Lula só é o candidato virtualmente inamovível do PT, eleição após eleição, exatamente porque sua comunicação com a massa tem essa característica meio mística, meio respeito a quem Deus ou a natureza (ao gosto de cada qual) carimbou como líder nato.
Suspeito que o novo ambiente de reverência a Lula se deva ao fato de que ao público historicamente fascinado por ele e pelo PT somou-se, agora, uma fatia da elite e da classe média, que, antes os satanizava.
Desconfio também que o endeusamento ao antigo demônio se deve à convicção de que Lula está domesticado e não mais defende a revogação de privilégios históricos como condição indispensável para pagar a dívida social.
A menos que consiga fazer um pacto social em que todos ganhem (hipótese de que duvida, por exemplo, a deputada petista Luciana Genro, recém-eleita federal pelo Rio Grande), Lula vai -logo, logo- encolher de tamanho aos olhos do andar de cima ou aos do andar de baixo.


Texto Anterior: Editoriais: UM TESTE PARA BUSH

Próximo Texto: Brasília: Eliane Cantanhêde: Choque de realidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.