São Paulo, segunda-feira, 06 de maio de 2002

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A VIA DOS ACIDENTES

Há quase consenso de que a causa fundamental para a imensa maioria dos acidentes de trânsito são falhas humanas. Motoristas embriagados, apressados, desrespeitadores das regras de tráfego ou simplesmente inábeis ao volante, de fato, estão quase sempre associados aos desastres. Mas há uma segunda ordem de causas que não raro passa despercebida. Trata-se do mau estado das vias e das péssimas condições de manutenção veicular.
O especialista Roberto Scaringella empreendeu um estudo, avaliando uma pequena amostra de casos, para tentar identificar o peso de cada um desses fatores nos acidentes de trânsito. Concluiu que 44% dos acidentes graves foram desencadeados exclusivamente por falhas humanas. Na maioria das ocorrências, no entanto, à imprudência do motorista esteve associado algum fator externo, com destaque para as más condições das vias e dos veículos.
Se a pesquisa apenas dá conotação numérica a uma sensação bastante difundida, ela é importante para rebater um discurso comum entre autoridades de trânsito. Muitas tendem a minimizar os fatores externos como causas de acidentes ao lançar a culpa quase que exclusivamente sobre os motoristas. Desse modo tentam se livrar de uma série de responsabilidades que são do poder público: a conservação das vias, a devida sinalização, a fiscalização das condições mecânicas dos veículos etc.
Houve melhoras, nos últimos anos, no tratamento das questões de trânsito no Brasil. Quase todas elas estão consolidadas no Código de Trânsito Brasileiro, que começou a vigorar em 1998. O passo que falta para que as estatísticas de mortos e feridos nas estradas e nas ruas comecem a sofrer reduções significativas é o que os norte-americanos chamam de "law enforcement" -as condições materiais e humanas para que a lei seja efetivamente aplicada.
De nada adiantam normas perfeitas se, por falta de fiscalização, de equipamento e de procedimentos administrativos, elas não se transformam em realidade.


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