São Paulo, segunda-feira, 06 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS TORRES FREIRE

Serra na barca do inferno

SÃO PAULO - Anda ruim a coisa para os lados de José Serra. Não bastasse a campanha da direita do governismo para derrubá-lo, a folha corrida do governo e do tucanato (escândalos e incompetências) ressurge e ameaça estropiar a sua candidatura.
A ironia é que a semana passada foi inteira de picuinhas especulativas e de burrices sórdidas dirigidas contra Lula da Silva. Mas, após quatro campanhas eleitorais, a vida do petista é um livro aberto, para usar uma frase original. A do tucanato é um livro de ocorrências.
Primeiro, há a denúncia de caixa dois em campanha eleitoral de Serra. Segundo, há a curiosa biografia financeira do executivo Ricardo Sérgio de Oliveira, coletor de dinheiro para as eleições do tucanato. Curiosa também é a reação dos tucanos, para quem há um complô contra Serra. A mesma reação dos botocudos do PFL no escândalo de Roseana Sarney, quando os tucanos posavam de limpinhos indignados.
De resto, a economia estropiada vai crescer uma ninharia, de novo. Não vai crescer também por incompetências do governo. Ruim para Serra.
Os juros estão muito altos não só por conservadorismo excessivo do Banco Central. Mas porque o sistema de metas de inflação é rígido demais para uma economia tão volátil como a nossa. Porque o desastre do apagão ainda repercute, devido aos aumentos ainda maiores da energia. Por deixar um monopólio como a Petrobras aumentar preço como quiser. Por causa da dívida pública demencial do governo FHC.
Analistas financeiros ficarão ouriçados com o destino de Serra, que viaja na barca furada da economia, na companhia dos escândalos mortos-vivos do tucanato. Vários desses analistas são ignorantes e picaretas (uns sofrem processo por enganar clientes com dicas furadas nos EUA). Mas haverá torpedos da banca global contra Lula. Normal -até Roosevelt e Kennedy, quando candidatos, foram motivo para ataques especulativos. Mas a eleição definitivamente entrou em ritmo de aventura.



Texto Anterior: Editoriais: A VIA DOS ACIDENTES

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Um sintoma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.