São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Agora é Lula x Serra

BRASÍLIA - O eleitorado recorde de 8,2 milhões e os atores envolvidos (DEM-PSDB contra PT) fazem da disputa pela Prefeitura de São Paulo uma prévia perfeita da eleição presidencial de 2010.
O primeiro turno paulistano foi atípico. O tucano José Serra manteve-se distante. Não poderia apoiar ao mesmo tempo dois candidatos, Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM). Do lado petista, Lula se dividiu entre dezenas de aliados pelo país. Agora, o tucano e o petista entrarão com vigor na campanha, um contra o outro.
Na trincheira do Democratas, há euforia com o primeiro candidato próprio numa reta final em São Paulo. Não se faz segredo sobre a meta política futura. "Nosso objetivo é tirar o PT do poder federal. O sucesso de Kassab consolida a aliança DEM-PSDB e comandará a eleição para presidente em 2010", diz Jorge Bornhausen, o dirigente histórico do DEM.
Do lado do PT, a direção sabe o quão agourento seria perder a maior cidade do país pela segunda vez seguida, justamente para os partidos mais antagônicos ao lulismo. Uma derrota reduziria o impacto dos números preliminares de ontem indicando bons resultados para os petistas pelo país.
O PT baterá neste ano o seu recorde de cidades governadas. O partido é o único a registrar crescimento a cada eleição municipal, de maneira contínua, desde 1985. Essas marcas nada desprezíveis ficarão abaladas se a aliança demo-tucana faturar a capital paulista.
O segundo turno em São Paulo medirá a capacidade de José Serra e de Lula para transferir votos. Trata-se de um fenômeno complexo em política. O PT tem um obstáculo adicional. A massa de eleitores mais pobres na periferia paulistana tende a depender menos dos programas assistencialistas federais do que no Nordeste. O desafio para Marta Suplicy é enorme.

frodriguesbsb@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: São Paulo, 2010
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Pelados pelo avesso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.